Um dos problemas que encontro para receitas que possam ser feitas para nichos específicos, como sem açúcar, sem glúten, etc, é que não dá para adaptá-las com outros ingredientes. Pense numa coisa difícil é você substituir açúcar e farinha de trigo numa receita! Ambas tem propriedades que são insubstituíveis e que dão àquele “up” na receita. Farinha de trigo, por exemplo, para você poder substituir em um bolo, é preciso um mix doido de outras farinhas para que um bolo tenha textura, estrutura e sabor.
Assim, não é fácil, pessoal! Mas, vamos testando, testando e testando. A indústria tem, me parece, se preocupado com isso. Devagarinho, mas tem. A importância de conceitos como ultraprocessados tem ganho, cada vez mais, apelo na sociedade. O que é ótimo, pois obriga a nos tirar do lugar e a indústria nos fornecer alimentos saudáveis, ao invés dessa montanha de aditivos que temos nos produtos de supermercado.
E nesse processo, entra a ciência, que vai descobrindo novas fórmulas de nos saciar, sem nos matar.
Alguns anos atrás, perdi minha linda cadela porque ela foi diagnosticada com Calazar. E foi sacrificada! Amo meus gatos e meus cães. Sempre amei, desde criança. E foi tão duro entregar minha linda Hayne para a morte… Hoje eu tenho um cadela resgatada da rua que também está com Calazar. A ciência conseguiu, por ora, não a cura, mas o tratamento. Dá um alívio saber que não terei que sacrificar aquela inocente, mas que continuaremos com ela, ao nosso lado, mesmo que em tratamento até que, novamente, a ciência descubra a cura para esta doença.
Quem sofre com males como a diabetes, como eu, não fica nada fácil comer. Mas, vamos caminhando, né?
Um dos motivos de ter me formado, recentemente, como confeiteiro profissional foi buscar entender todos as possibilidades de substituir ingredientes saudáveis e que não me mandem logo para o caixão. Eu adoro doces, como todo mundo que está com diabetes gosta. Mas nunca fui de me acabar em doces. Creio que a minha atual condição se deva ao fato que na minha famílias todos são diabéticos, que eu era sedentário, que o trabalho é estressante e essas coisas da vida moderna.
Descubra mais sobre COZINHA ZEN
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.